Pular para o conteúdo principal

Novidade

O Ponto dos Contos: Crônicas Improváveis

Sinopse O Ponto dos Contos – Crônicas Improváveis reúne histórias bem-humoradas, irreverentes e surpreendentes que despertam aquilo que existe de mais espontâneo nas pessoas: o riso. Em tempos marcados pelo excesso de estresse, ansiedade e excesso de informações, a literatura também pode ser uma ferramenta de bem-estar. Cada página foi escrita para proporcionar momentos leves, divertidos e capazes de arrancar boas gargalhadas. Porque sorrir faz bem. E quando o sorriso aparece, ele merece ser bonito. É justamente nesse ponto que a literatura encontra a odontologia: enquanto o livro desperta o sorriso, os profissionais da saúde bucal cuidam para que ele seja saudável, bonito e duradouro. O Direito de Ser Estranho (Apresentação) Em um mundo obcecado pela produtividade e pela padronização do comportamento, vivemos em uma época particularmente inclinada a transformar diferenças, desconfortos e comportamentos incomuns em explicações rápidas. É o império do diagnóstico instantâneo: aquele qu...

Neurodivergente – Sou ou Não Sou?



Há uma frase que resume uma posição muito particular diante da questão do autismo e que atravessa, de maneira mais ou menos explícita, O Ponto dos Contos – Crônicas Improváveis: “Não sei se sou TEA, TDAH, AuDHD ou AH/SD. Não quero saber. Mas não tenho raiva de quem sabe. Pelo contrário: recomendo imenso que procurem saber.” Ela pode parecer, à primeira vista, uma declaração de desinteresse. Não é. Também não é uma negação do autismo, muito menos uma crítica a quem busca um diagnóstico. É, antes de tudo, uma afirmação de liberdade diante de uma pergunta que, para algumas pessoas, é fundamental e, para outras, talvez não seja. No meu caso, a questão nunca esteve em transformar uma possibilidade diagnóstica em identidade literária, tampouco em utilizar um acrônimo para explicar tudo aquilo que vivi, escrevi, pensei ou fiz ao longo da vida. O que existe é uma pergunta que permaneceu aberta. E talvez seja justamente essa pergunta aberta que tenha permitido que O Ponto dos Contos atravessasse a temática da neurodivergência de uma maneira que eu próprio não havia planejado originalmente.

É importante estabelecer uma diferença: O Ponto dos Contos não nasceu para falar de autismo. Nasceu como literatura, nasceu do humor, da memória, do absurdo, das experiências improváveis, das situações que a vida produz quando resolve abandonar qualquer compromisso com a normalidade. É uma espécie de terapia coletiva que não pretende oferecer terapia a ninguém. São histórias que brincam com aquilo que normalmente escondemos, histórias politicamente incorretas, algumas hilárias, outras escatológicas, muitas absurdas e várias delas atravessadas por comportamentos, pensamentos e experiências que podem provocar no leitor aquela velha pergunta: “Será que somente eu sou assim?”. Foi nas leituras Beta e Crítica que algumas dessas camadas começaram a ser percebidas com maior nitidez. Pessoas que leram o livro antes da publicação identificaram essa travessia. A prefaciadora, uma neuropsicopedagoga, também percebeu essa dimensão. E o psicólogo que apresenta a obra igualmente reconheceu nela uma possibilidade de diálogo com questões relacionadas à neurodivergência. Isso não transforma o livro em tratado sobre autismo. Demonstra algo que considero muito mais interessante: a literatura pode revelar sentidos que o próprio escritor não percebeu completamente enquanto escrevia.

Existe uma questão especialmente importante quando falamos de adultos que chegam à possibilidade de um diagnóstico somente depois de muitos anos de vida. O diagnóstico tardio pode produzir processos importantes de ressignificação da própria história. Durante décadas, muitas pessoas simplesmente viveram: trabalharam, casaram, tiveram filhos, fracassaram, recomeçaram e foram chamadas de estranhas, difíceis, excêntricas, antissociais, inteligentes demais, distraídas demais, sensíveis demais ou simplesmente “loucas”. E continuaram vivendo. O reconhecimento tardio pode oferecer a algumas dessas pessoas uma nova chave de leitura para experiências anteriores. Mas existe uma diferença fundamental entre reconhecer uma possibilidade e ser obrigado a adotá-la como identidade. É aí que está a minha posição. Quando digo que não quero saber se sou TEA, TDAH, AuDHD ou AH/SD, não estou dizendo que essas condições não existem. Também não estou dizendo que diagnóstico é inútil, muito menos que pessoas autistas não deveriam buscar reconhecimento, adaptações, suporte ou direitos. É exatamente o contrário. A legislação brasileira reconhece a pessoa com TEA como pessoa com deficiência e estabelece direitos relacionados à saúde, educação, trabalho, assistência social, previdência e outras dimensões da vida. E a legislação mais recente passou a contemplar também a investigação diagnóstica do transtorno do espectro autista em pessoas adultas e idosas. A minha escolha pessoal de não investigar essa possibilidade, portanto, não diminui em absolutamente nada a importância da investigação para quem precisa dela.

Talvez uma das contribuições mais importantes de uma obra como [O Ponto dos Contos] esteja justamente em legitimar a pergunta sem pretender fornecer uma resposta. “Por que sempre fui diferente?” “Por que determinadas situações me afetam de uma maneira que parecem não afetar outras pessoas?” “Por que determinadas relações sociais sempre foram tão complicadas?” “Existe alguma explicação para isso?” Essas perguntas não constituem diagnóstico, mas podem constituir um ponto de partida para o autoconhecimento e, quando necessário, para a procura de profissionais qualificados. É por isso que, apesar de não querer investigar a minha própria condição, recomendo enfaticamente que quem se reconhece nessas questões procure suporte especializado. Não necessariamente para encontrar um rótulo, mas para compreender melhor a própria vida. A minha dúvida não precisa ser a dúvida do outro. Da mesma maneira, a certeza do outro não precisa transformar-se em uma obrigação para mim.

Existe ainda outra dimensão que considero fundamental: eu não sou porta-voz dos autistas e não pretendo ser. Não tenho autoridade para falar em nome de uma comunidade da qual não sei sequer se faço parte. Posso, entretanto, falar de uma experiência humana que, para algumas pessoas, produz identificação. E essa diferença é fundamental. Uma pessoa que se reconhece em uma história não precisa necessariamente receber dela uma resposta. Pode receber uma pergunta. Pode perceber que determinada experiência não é exclusivamente sua. Pode procurar informação, conversar com alguém, procurar um profissional, descobrir que é autista, descobrir que não é, encontrar outra explicação ou simplesmente continuar sendo quem é, agora com um pouco mais de compreensão sobre si mesma. A literatura não precisa diagnosticar para provocar reconhecimento.

Talvez aqui esteja uma das características mais particulares do livro: o humor. Durante muito tempo, falar sobre sofrimento, diferença ou inadequação significava necessariamente abandonar o humor. Eu fiz o contrário. Ri. Ri das situações absurdas, ri das minhas próprias contradições, ri daquilo que em determinados momentos da vida foi chamado de loucura. E descobri que o riso pode fazer uma coisa extraordinária: baixar a guarda do leitor. Um leitor que talvez não se aproximasse de um texto acadêmico sobre neurodivergência pode se aproximar de uma crônica engraçada. Pode rir, depois estranhar, depois se reconhecer e finalmente perguntar. É nesse momento que a literatura deixa de ser apenas entretenimento, não porque tenha se transformado em manual de comportamento, mas porque criou espaço para uma conversa que talvez não acontecesse de outra maneira.

Também considero importante não transformar o reconhecimento em homogeneização. Existem pessoas diagnosticadas, pessoas em investigação, pessoas que se identificam com determinadas características, pessoas que não desejam um diagnóstico e pessoas que desejam o diagnóstico justamente para compreender a própria história e acessar direitos e suporte. Essas posições não precisam transformar-se em uma guerra de identidades. O reconhecimento coletivo dos direitos não exige que todas as trajetórias individuais sejam iguais. Pelo contrário: reconhecer a diversidade das experiências é parte do próprio processo de reconhecimento. Talvez seja justamente aí que a literatura possa contribuir, mostrando pessoas antes de transformá-las em categorias. Porque, quando discutimos autismo adulto, não estamos discutindo apenas diagnóstico. Estamos discutindo cidadania: direito à saúde, à educação, ao trabalho, à convivência, à dignidade, à não discriminação, à participação social, a políticas públicas adequadas, a envelhecer e, sobretudo, ao direito de existir sem precisar justificar permanentemente a própria existência.

É nesse ponto que acredito que O Ponto dos Contos possa acrescentar alguma coisa à conversa sobre reconhecimento e direitos dos autistas adultos: talvez aquilo que um livro de literatura sabe fazer melhor, humanizar a estatística. Antes de ser um diagnóstico, existe uma pessoa. Antes de existir um laudo, existe uma história. Antes de existir uma política pública, existe uma vida que precisa ser vivida. E antes de qualquer classificação, existe alguém tentando compreender o mundo — e ser compreendido por ele. Se algumas pessoas autistas encontrarem nas páginas de O Ponto dos Contos alguma forma de reconhecimento, fico feliz. Se alguém que sempre se sentiu diferente encontrar coragem para procurar ajuda especializada, melhor ainda. Se um familiar compreender um comportamento que antes julgava simplesmente estranho, o livro já terá atravessado outra fronteira. Se um profissional encontrar nas histórias elementos para iniciar uma conversa, melhor. E se alguém simplesmente rir de uma situação absurda e fechar o livro pensando que, afinal, não está sozinho neste mundo meio estranho em que todos nós vivemos, também terá valido a pena.

Talvez essa seja, afinal, a parte mais importante da minha posição. Eu não sei se sou TEA. Não sei se sou TDAH. Não sei se sou AuDHD. Não sei se sou AH/SD. E não quero saber. Mas isso não me dá o direito de questionar quem quer saber. Assim como quem sabe não precisa me convencer de que eu deveria saber. Podemos ocupar lugares diferentes diante da mesma pergunta sem transformar essa diferença em conflito. Porque talvez a verdadeira contribuição de O Ponto dos Contos para o movimento de reconhecimento e direitos dos autistas adultos não esteja em oferecer uma resposta sobre quem é ou não é autista. Talvez esteja em algo muito mais simples: ensinar que uma pessoa pode ser diferente sem precisar ser diminuída por isso — e que compreender a diferença é muito mais importante do que julgá-la.

Não preciso saber quem sou para respeitar quem sabe quem é.

No fim das contas, talvez seja essa a travessia. Não a travessia em direção a um rótulo, mas a travessia em direção ao outro. E, quem sabe, também em direção a nós mesmos.


Tonny Aguiar / Vital Sousa
Quatro Editora



Nota sobre a construção deste texto

Este texto foi construído a partir de uma interação contínua entre autor e Inteligências Artificiais Generativas, envolvendo diálogo, reflexão, pesquisa, análise, contrapontos e revisão de ideias. As contribuições das IAs foram utilizadas como ferramentas de investigação e elaboração, inclusive para ampliar perspectivas sobre autismo, neurodivergência, diagnóstico tardio e direitos das pessoas autistas adultas.

A experiência reafirma uma convicção que acompanha meu trabalho: utilizar Inteligência Artificial Generativa não significa terceirizar a autoria, mas ampliar as possibilidades de pensar, questionar, investigar e criar. As ideias, experiências, posicionamentos e decisões apresentadas neste texto pertencem ao autor; as IAs participaram do processo como interlocutoras e ferramentas de apoio à construção do pensamento e da linguagem.

Em outras palavras, este texto não foi simplesmente “escrito por uma IA”. Foi construído em diálogo com IAs Generativas.



Vital Sousa
VTL Marketing & Gestão

Mais Lidos da Semana

Escreva como um Humano — Antes que isso vire Suspeito!

"IA ou não IA, eis a questão." ~Telmah Parece que finalmente descobrimos o grande método para identificar um texto produzido por Inteligência Artificial : procure um travessão, desconfie dos dois-pontos, fique atento aos conectivos e, se o sujeito apresentar três exemplos para explicar alguma coisa, chame imediatamente a perícia.  Não importa que o travessão tenha atravessado séculos de literatura, que os dois-pontos estejam pacificamente instalados na gramática desde muito antes de alguém imaginar que uma máquina pudesse escrever, que “portanto” , “além disso” e “em suma” façam parte do repertório de qualquer estudante razoavelmente alfabetizado ou que a estrutura de três argumentos seja uma velha conhecida da retórica, da publicidade, da literatura e até da conversa de botequim. Se esses recursos aparecerem juntos, porém, temos um suspeito. Afinal, alguém na internet disse que isso é “cara de texto de IA” . E, como sabemos, depois que alguma coisa ganha a respeitável chan...

O livro, A árvore e a Contradição Digital

O livro, a Árvore e a Contradição Digital A polêmica provocada por Tamara Klink ao pedir que os leitores não comprassem seu livro trouxe uma discussão importante, embora rapidamente reduzida a uma disputa entre defensores e críticos do papel. É verdade que a indústria papeleira utiliza, em grande parte, madeira proveniente de florestas plantadas de eucalipto e pinus. Portanto, não é correto imaginar que cada livro produzido represente simplesmente uma árvore retirada de uma floresta nativa. Mas também seria simplista transformar uma plantação industrial em sinônimo de floresta. Monoculturas extensivas podem produzir impactos sobre biodiversidade, água, solo e organização do território. No Extremo Sul da Bahia, por exemplo, a expansão do eucalipto é objeto de estudos e debates relacionados à concentração fundiária, à redução de áreas destinadas à agricultura e às transformações na vida econômica e social de comunidades rurais. O problema, portanto, não está simplesmente na existência do...

O Ponto dos Contos: Crônicas Improváveis

Sinopse O Ponto dos Contos – Crônicas Improváveis reúne histórias bem-humoradas, irreverentes e surpreendentes que despertam aquilo que existe de mais espontâneo nas pessoas: o riso. Em tempos marcados pelo excesso de estresse, ansiedade e excesso de informações, a literatura também pode ser uma ferramenta de bem-estar. Cada página foi escrita para proporcionar momentos leves, divertidos e capazes de arrancar boas gargalhadas. Porque sorrir faz bem. E quando o sorriso aparece, ele merece ser bonito. É justamente nesse ponto que a literatura encontra a odontologia: enquanto o livro desperta o sorriso, os profissionais da saúde bucal cuidam para que ele seja saudável, bonito e duradouro. O Direito de Ser Estranho (Apresentação) Em um mundo obcecado pela produtividade e pela padronização do comportamento, vivemos em uma época particularmente inclinada a transformar diferenças, desconfortos e comportamentos incomuns em explicações rápidas. É o império do diagnóstico instantâneo: aquele qu...